quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O GIGANTE PREGUIÇOSO E AS SEMENTES DO GNOMO



Era uma vez um gigante muito preguiçoso. Ele gostava de ficar sem fazer nada o dia inteiro e se considerava o rei daquele reino de homenzinhos.

Trabalho, trabalho e mais trabalho sem descanso!... No dia seguinte, a mesma coisa!... E, no outro, no outro, e, no outro, também!... O gigante não fazia nada, e os homenzinhos tinham que fazer tudo!...

Certo dia, o homem mais alto do reino disse: “Temos que dar um fim a essa situação!... Não podemos enfrentar o gigante, porque somos muito pequenos. Eu, que sou o mais alto, mesmo me esticando todo e ficando na ponta dos pés, não consigo alcançar o joelho dele!... Embora eu seja valente, seria uma luta desigual!... Vocês se lembram do saquinho de sementes que o gnomo nos deu de presente quando se hospedou em nosso reino?!... Eu me lembro que ele disse que elas se transformariam no que desejássemos. Eis o meu plano...” E o homenzinho explicou a seus amigos o que tencionava fazer.

Na manhã seguinte, depois de servirem o café da manhã ao gigante, os homenzinhos pegaram as pás e começaram a cavar. Curioso, o gigante perguntou: “O que estão fazendo?!... Não podem perturbar o meu repouso.” Um dos homenzinhos respondeu: “Estamos fazendo buracos, para plantarmos sementes. Elas darão flores, muitas flores, belas e perfumadas, que deixarão este lugar ainda mais prazeroso.” O gigante exclamou demonstrando satisfação: “Adoro flores!... Cavem, cavem, e plantem todas as sementes. Eu quero flores, muitas flores!...”

O gigante, deitado à sombra das árvores, fechou os olhos e começou a imaginar como ficaria o seu jardim repleto de flores. Os minutos se passaram, e ele adormeceu profundamente. Horas depois, quando ele acordou, levantou assustado porque não conseguia reconhecer o lugar onde estava. Ele pensou que ainda estivesse sonhando e desejou despertar imediatamente daquele pesadelo: ele estava cercado por uma alta e densa floresta de espinhos.

Enquanto o gigante se desesperava tentando encontrar a saída daquela prisão, os homenzinhos comemoravam, com muita dança, vinho e uma farta refeição, o fim de sua submissão aos caprichos do gigante.


Rui Petrarca dos Anjos
(Personagem de Sisi Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário